Poupatempo Paternidade – Como Funciona

Poupatempo Paternidade – Como Funciona
4 (80%) 12 votes

O Poupatempo paternidade  é um novo serviço que passou a ser oferecido desde 6 de março de 2017 , que tem como objetivo esclarecer casos de investigação de paternidade, em parceria com o Ministério Público Estadual.

O serviço hoje (março de 2017) está disponível nas unidades Poupatempo Itaquera e Poupatempo São Bernardo e será expandido para todas as 73 unidades do Poupatempo, de acordo com o governo do estado.

Objetivos do Poupatempo Paternidade

Este serviço tem como objetivo garantir o direito a todo cidadão de constar o nome do pai biológico na sua certidão de nascimento, carteira de identidade e outros documentos.

Segundo estimativa do Ministério Público, existem mais de 750 mil pessoas de até 30 anos que não contem identificação paterna no seu RG.

Poupatempo Paternidade em São Bernardo

No Poupatempo São Bernardo já houve mais de 250 pedidos de investigação de paternidade, mais de 60% são adultos. Até o mês de março, 25 pais reconheceram prontamente os filhos. Alguns casos os pais estão no exterior

Mas de 60% são adultos, contrariando a expectativa dos promotores, que acreditavam inicialmente que a procura maior seria por mães de crianças não reconhecidas pelo parceiro.e o procedimento era via judicial.

Alguns não foram localizados e outros podem aguardar procedimentos judiciais e de exame de DNA

Aspectos psicológicos da ausência de Paternidade

Segundo a psicóloga Vana Bedaque os problemas psicológicos para uma pessoa que não tem o nome reconhecido, ou a paternidade reconhecida são muito grandes. É como se a pessoa não tivesse raízes e não pudesse saber de onde veio… quem são seus ancestrais. Sem saber quem é o pai fica também sem saber quem são os irmãos e avós. Tios e primos.

Como o Poupatempo Paternidade pode ajudar

No Poupatempo Paternidade a campanha leva o nome de: “Encontre seu pai aqui”. Todas as pessoas interessadas no serviço devem preencher um formulário com o Termo de Indicação de Paternidade, que será encaminhado ao Ministério Público Estadual para tomar as providências necessárias.

Como deve ser preenchido o formulário

O formulário deve ser preenchido pela mãe ou pela pessoa que quer encontrar o pai. O Ainda pode ser preenchido pelos avós, vizinhos ou conhecidos. O termo é uma solicitação para que o processo seja iniciado.

Quando o pai não comparece ao Ministério Público após a primeira intimação, um processo judicial é aberto. Se o pai não é localizado, os promotores tomam providências, com a ajuda de familiares, para que ele possa ser encontrado e intimado.

Como funciona o Poupatempo Paternidade

O cidadão deve ir a um posto Poupatempo que já ofereça esse serviço (localizar no site os postos disponíveis). No posto, o Termo de Indicação de Paternidade deve ser preenchido por um cidadão maior de 18 anos a fim de beneficiar alguém de qualquer idade. Criança ou adulto que procura pelo pai.

O formulário será enviado ao Ministério Público que se encarrega de fazer a busca e dos próximos tramites. Se tudo ocorrer bem uma nova certidão será entregue num prazo de 30 dias. Caso contrário outros procedimentos deverão ser feitos para,  por exemplo, encontrar o pai. Também caso o pai tenha duvidas sobre a paternidade ou não faça o reconhecimento o promotor deverá encaminhar o interessado a um serviço de assistência judiciária.

Veja também:

Postos com o serviço Poupatempo Paternidade

Poupatempo Itaquera

Endereço:

Av. do Contorno, 60 -Itaquera Poupatempo -São Paulo -SP (Ao lado da Estação Corinthians-Itaquera do Metrô.) Atendimento de segunda a sexta, das 7:00h às 19:00h; sábado, das 7:00h às 13h

Poupatempo São Bernardo do Campo

Endereço:

Rua Nicolau Filizola. número 100 -Centro -São Bernardo do Campo -SP (Próximo ao Paço Municipal e ao Terminal de Ônibus e Tróleibus (EMTU)). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7:00h às 19:00h; sábado, das 7:00h às 13:00h

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.