Agendamento Carteira de Trabalho

Agendamento Carteira de Trabalho
5 (100%) 2 vote[s]

A Carteira de Trabalho é um dos principais documentos do trabalhador brasileiro. Saiba a seguir como fazer o agendamento para a solicitação desse documento e se informe sobre agendamento carteira de trabalho

A Carteira de Trabalho é um dos principais documentos do trabalhador no Brasil, sendo imprescindível para a regularização do trabalho em conformidade da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Esse documento reúne informações como: data de admissão, tempo do vínculo, valor do salário, pagamento de benefícios, PIS, férias e data de finalização do vínculo. Tais informações garantem ao trabalhador os benefícios previstos em lei, principalmente no que se refere à aposentadoria.

Por conta de sua suma importância para o trabalhador, a Carteira de Trabalho pode ser emitida por diversos órgãos, entidades e unidades parceiras.

Os principais locais são:

  • Sede da Gerência Regional do Trabalho;
  • Sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego;
  • Postos de atendimento ao trabalhador (PAT) dos municípios;
  • Postos conveniados ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Além disso, com o avanço das tecnologias e visando a otimização dos serviços, o MTE começou há alguns anos a fazer o agendamento de Carteira de Trabalho, assim o trabalhador comparece ao posto de atendimento com horário marcado e não há a sobrecarga de pessoas no local.

Quer saber como fazer o agendamento de Carteira de Trabalho, veja mais a seguir!

Como fazer o agendamento de carteira de trabalho

E um processo bastante simples e que tem diminuído consideravelmente o tempo de espera em filas.

Para agendar o seu atendimento, basta ter um dispositivo com acesso à internet e seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site do Ministério do Trabalho, disponível aqui;
  2. Vá até o link “Atendimento Agendado” (localizado no canto superior esquerdo da sua tela);
  3. Informe os dados do local em que deseja ser atendido, primeiro você insere o seu estado, depois a sua cidade e em seguida a Unidade de Atendimento mais próxima a você.
  4. Clique em “Prosseguir” e aguarde o processamento automático da solicitação;
  5. Informe corretamente os dados solicitados (CPF, data de nascimento e telefone celular;
  6. Clique novamente em “Prosseguir” e aguarde o processamento automático da solicitação;
  7. Irá aparecer na sua tela uma série de datas e horários disponíveis para você tirar sua Carteira de Trabalho, escolha a que melhor atende a sua necessidade;
  8. Confirme as informações;
  9. Clique em “concluir”.

Como você deve ter observado o único documento solicitado é o CPF, porém no dia em que for comparecer deve levar consigo os seguintes documentos:

  • Comprovante de residência original com CEP (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
  • Documento de identificação original (deve obrigatoriamente conter o nome do interessado, filiação, data e local de nascimento, número do documento com órgão emissor e data de emissão);
  • Cadastro Pessoa Física (CPF).
  • Comprovação de estado civil mediante apresentação da Certidão de Nascimento (para solicitantes solteiros) ou Certidão de Casamento (para solicitante casado), com a devida averbação (se separado, divorciado ou viúvo).

Cabe ressaltar que a emissão da Carteira de Trabalho é inteiramente gratuita.

agendamento de carteira de trabalho

Site para agendar carteira de trabalho

Os sites disponíveis para agendar a emissão da Carteira de Trabalho são:

  • Endereço eletrônico do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), disponível aqui;
  • Sistema de Agendamento do MTE, disponível aqui.

Onde fazer agendamento carteira de trabalho 2 via

Uma das principais dúvidas sobre o agendamento para emissão da carteira de trabalho é sobre quais sãos os procedimentos para emissão da 2º via do documento.

Confira:

O agendamento de 2º via carteira de trabalho é o mesmo utilizado para a emissão da 1º. Entretanto, é necessário informar o tipo de solicitação (neste caso, 2ºvia) e se atentar aos documentos solicitados.

Como fazer agendamento de carteira de trabalho

Para quem mora em capitais ou regiões metropolitanas surge a dúvida sobre como é feito o agendamento da Carteira de Trabalho nestes locais. Como o agendamento é feito por meio do site do MTE o procedimento é o mesmo, independente da região.

Porém, em tais regiões existem mais postos de atendimento e o usuário deve se atentar a fazer a solicitação em um local que seja próximo à sua residência ou que possa ir com facilidade.

Para fazer o agendamento, basta seguir os passos tragos anteriormente e as orientações tragas a seguir:

  • Agendamento RJ

Para fazer o agendamento da carteira de trabalho no Rio de Janeiro (RJ) informe os dados do local em que deseja ser atendido, primeiro você insere o seu estado (nesse caso, Rio de Janeiro), depois a sua cidade (que você mora) e em seguida a Unidade de Atendimento mais próxima a você.

  • Agendamento DF

Para fazer o agendamento da carteira de trabalho no Distrito Federal (DF) informe os dados do local em que deseja ser atendido, primeiro você insere o seu estado (nesse caso, Distrito Federal), depois a sua cidade (que você mora) e em seguida a Unidade de Atendimento mais próxima a você.

  • Agendamento BH

Para fazer o agendamento da carteira de trabalho em Belo Horizonte (BH) informe os dados do local em que deseja ser atendido, primeiro você insere o seu estado (nesse caso, Belo Horizonte), depois a sua cidade (que você mora) e em seguida a Unidade de Atendimento mais próxima a você.

  • Agendamento RN

Para fazer o agendamento da carteira de trabalho no Rio Grande do Norte (RN) informe os dados do local em que deseja ser atendido, primeiro você insere o seu estado (nesse caso, Rio Grande do Norte), depois a sua cidade (que você mora) e em seguida a Unidade de Atendimento mais próxima a você.

  • Agendamento SP

Para fazer o agendamento da carteira de trabalho em São Paulo (SP) informe os dados do local em que deseja ser atendido, primeiro você insere o seu estado (nesse caso, São Paulo), depois a sua cidade (que você mora) e em seguida a Unidade de Atendimento mais próxima a você.

  • Agendamento BA

Para fazer o agendamento da carteira de trabalho na Bahia informe os dados do local em que deseja ser atendido, primeiro você insere o seu estado (nesse caso, Bahia), depois a sua cidade (que você mora) e em seguida a Unidade de Atendimento mais próxima a você.

  • Agendamento Manaus

Para fazer o agendamento da carteira de trabalho em Manaus informe os dados do local em que deseja ser atendido, primeiro você insere o seu estado (nesse caso, Amazonas), depois a sua cidade (Manaus) e em seguida a Unidade de Atendimento mais próxima a você.

  • Agendamento Belém

Para fazer o agendamento da carteira de trabalho em Belém informe os dados do local em que deseja ser atendido, primeiro você insere o seu estado (nesse caso, Pará), depois a sua cidade (Belém) e em seguida a Unidade de Atendimento mais próxima a você.

  • Agendamento Recife

Para fazer o agendamento da carteira de trabalho em Recife informe os dados do local em que deseja ser atendido, primeiro você insere o seu estado (nesse caso, Pernambuco), depois a sua cidade (Recife) e em seguida a Unidade de Atendimento mais próxima a você.

  • Telefone para agendamento da carteira de trabalho

Há ainda a possibilidade de realizar o agendamento da carteira de trabalho por meio do telefone, para tanto basta discar o número 158.

Após discar, basta selecionar a opção de agendamento e seguir as orientações. Além do agendamento, por do telefone 158 também é possível: tirar dúvidas sobre a Carteira de Trabalho, abono salarial, legislação trabalhista, entre outros serviços.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.