Poupatempo CNH: Como solicitar, Prazo e Documentação

Poupatempo CNH: Como solicitar, Prazo e Documentação
3 (60%) 2 vote[s]

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento essencial para todos os motoristas. Confira como solicitar a sua no Poupatempo CNH.

Caso você more no estado de São Paulo, pode solicitar a sua CNH em algum dos postos Poupatempo, além de renovar ou tirar segunda via. Caso você dirija sem uma, estará sujeito a multas.

Como solicitar a CNH no Poupatempo

O primeiro passo para tirar sua CNH é fazer o pré-cadastro no site e-CNHsp. Para solicitar a sua CNH em algum dos postos Poupatempo, você deve primeiramente procurar pela unidade mais próxima da sua casa.

Cheque se essa unidade oferece o serviço Primeira Habilitação (Permissão para dirigir). Alguns postos também podem oferecer o serviço apenas de forma parcial, de forma que você precise visitar outros lugares para completar o processo.

Verifique se é necessário fazer um agendamento de horário para tirar sua CNH no Poupatempo, ou se você pode agendar na visita. Isso varia de posto para posto, os que ficam em lugares mais movimentados geralmente requerem que você marque um horário com antecedência.

Para marcar um horário você pode acessar o site do Poupatempo, usar o app para smartphone, ou usar os telefones 0300 847 1998 (para municípios do interior e do litoral) e 4135-9700 (para demais casos).

Quando estiver no Poupatempo, você passará pelos seguintes passos:

  • Coleta de imagem
  • Assinatura
  • Impressões digitais
  • Apresentação de documentos e confirmação de dados
  • Teste de alfabetização
  • Exame de aptidão física e mental (realizado no próprio Poupatempo)

Em seguida, você deverá fazer uma avaliação psicológica fora do Poupatempo. Também deverá passar por um curso teórico em uma autoescola ou CFC (Centro de Formação de Condutores) credenciado.

Após o curso teórico será realizada uma prova teórica. Você precisará, depois de tudo, fazer um curso prático, com uso de um simulador, e uma prova prática na autoescola ou CFC credenciada.

poupatempo chn

Como renovar a CNH no Poupatempo

A CNH também pode ser renovada nos postos Poupatempo. Para fazer isso, você deve seguir passos parecidos com os anteriores. Primeiramente, faça um pré agendamento no site e-CNHsp.

Você deve procurar pelo serviço de Renovação CNH e agendar um horário. Através do site do Poupatempo, do app SP Serviços ou dos telefones 0300 847 1998 (para municípios do interior e do litoral) e 4135-9700 (para demais casos).

Caso a sua CNH seja de um município diferente do que você quer fazer a renovação, você deve primeiro fazer a Transferência da CNH. O processo pode ser feito pelo mesmo site citado, além do app e dos telefones.

No Poupatempo, você passará pelos mesmos processos de atendimento citados antes (coleta de imagem, assinatura, impressões digitais). Você precisará passar pelos mesmos exames novamente, o exame físico e o psicológico.

O prazo de entrega da CNH renovada pode variar, pois ela é entregue pelos Correios. O prazo de emissão é de 3 dias, na média. Você também pode escolher retirar a CNH no Poupatempo, onde o prazo é de 24 horas, na média.

Qual o prazo para renovação da CNH

A CNH possui uma data de vencimento. O prazo de validade para motoristas de até 65 anos é de 5 anos, e para motoristas acima dessa idade, o prazo é de 3 anos.

Você pode continuar usando a CNH por até 30 dias após o vencimento. Caso use ela após esse período, estará sujeito a uma multa de R$191,54, além de 7 pontos na carteira.

Como fazer a 2ª via da CNH

Para tirar a segunda via da sua CNH no Poupatempo, primeiramente você deve marcar um horário na unidade desejada pelo site, app ou telefone. Procure pelo serviço CNH 2ª via. Você passará por processos parecidos com os anteriores.  O exame médico só será necessário caso a carteira já esteja vencida.

Quais são os documentos necessários para fazer a CNH no Poupatempo

As condições para que se faça sua CNH no Poupatempo são as seguintes:

  • Ter idade igual ou superior a 18 anos
  • Saber ler e escrever em português
  • Ter realizado o pré-cadastro no site e-CNHsp

Os documentos necessários para se fazer a CNH são:

  • CPF original e cópia
  • RG original e cópia
  • Comprovante de endereço
  • Planilha Renach (este documento será entregue pelo médico e psicólogo após a realização dos exames)

Os documentos necessários para fazer a renovação da CNH são:

  • CPF original e cópia
  • RG original e cópia
  • Comprovante de endereço
  • Carteira Nacional de Habilitação

Dependendo do seu caso, outros documentos podem ser necessários, como:

  • Carteira de habilitação estrangeira, tradução juramentada e registro nacional do estrangeiro
  • Declaração de desistência de categoria (C, D ou E)

Quais são as instruções para o atendimento

Evite chegar depois do horário marcado, de preferência chegue um pouco antes. Certifique-se de levar todos os documentos necessários e suas cópias. Tenha certeza também de ter o dinheiro necessário para pagar pelos exames e provas.

Não se esqueça de marcar o pré-atendimento no site e-CNHsp, e de verificar se a unidade do Poupatempo escolhida oferece o serviço de Primeira Habilitação ou Renovação CNH completos.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.